Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras

13 O Juizo
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 14, 2016

Um fato bíblico indiscutível é que todos os seres humanos, de todos os tempos, enfrentarão o julgamento de Deus. Disse Salomão: "Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más" (Ecles. 12:14). E Paulo confirma: "... pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus" (Rom. 14:10). De que modo ocorrerá esse julgamento? Sob que critérios ele estará fundamentado? Quem é o juiz? Como podemos ser absolvidos? A Bíblia nos responde.

 
14 As Leis na Biblia
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 13, 2016

Sábio, justo e amoroso como é, Deus estabeleceu leis para regulamentar a saúde dos relacionamentos de Seus filhos e sua conduta diante dEle. As leis não existem para tolher a liberdade saudável, mas para ampliar seu significado e aclarar seu sentido. À nação israelita foram dadas diversas leis, algumas das quais se cumpriram em Cristo e perderam seu valor para os dias de hoje. Para todos os que pretendem se tornar cidadãos da pátria celestial, também foi estabelecida a "lei da liberdade". A Bíblia descreve essas leis.

 
15 Lei Moral
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 12, 2016

A natureza está regida por leis. Astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milho e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codifi cada nos dez mandamentos. Sem leis, a vida seria nada menos que um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. A pergunta para a qual buscaremos a resposta, neste estudo, é: Têm essas tentativas a autorização ou aprovação do autor da lei? Se não têm, são válidas? Qual deve ser nossa atitude em relação a elas?

 
16 O Mandamento Esquecido
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 11, 2016

Alguns cristãos guardam o sábado como dia santo de culto e repouso. Outros guardam o domingo. Há quem santifi que a sexta-feira e outros dias da semana. Em todos os casos, há pessoas sinceras que seguem o que lhes foi ensinado, sem nunca ter examinado o que Deus disse. É verdade que há, também, os que preferem esquecer justamente o que Ele mandou lembrar. A Bíblia, que é a Palavra de Deus escrita, é a autoridade máxima para responder à pergunta: Que dia devemos observar como santo?

 
17 Do Sabado para o Domingo
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 10, 2016

Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento, bem como pelo próprio Jesus e Seus seguidores, nos tempos do Novo Testamento, a maioria dos cristãos, hoje, santifi ca o domingo. Quem fez ou autorizou a mudança? Tem ela o apoio das Escrituras? Neste estudo, essas questões serão esclarecidas.

 
18 Principios de Saúde
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 09, 2016

A mensagem do Apocalipse nos chama a temer a Deus e dar-Lhe glória (Apoc. 14:7). E entre as muitas maneiras de glorifi car a Deus, o apóstolo Paulo inclui os hábitos de comer e beber (1 Cor. 10:31). Assim, o cuidado da saúde física faz parte do crescimento espiritual. Sim, porque mente e corpo estão intimamente relacionados. Deus Se comunica conosco por meio do Espírito e imprime Suas verdades em nossa mente. Caso o corpo esteja debilitado, a apreensão e a compreensão dessas verdades certamente serão dificultadas. A Bíblia nos fornece princípios de saúde, extremamente necessários ao viver cristão.

 
19 Dom de Profecia
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 08, 2016

Antes da entrada do pecado no mundo, Deus e o homem se comunicavam face a face. Tendo caído em pecado, o ser humano perdeu esse privilégio, mas Deus não desistiu de manter contato com Seus filhos. Há muitas maneiras através das quais Ele fala. Uma delas é o ministério profético. O profeta Amós disse: "Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas" (Amós 3:7). Profetas são porta-vozes de Deus, especialmente dotados pelo Espírito Santo para essa tarefa. De acordo com a Bíblia, esse dom seria visto na igreja de Deus, nos últimos dias.

 
20 Dizimo
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 07, 2016

Deus é o criador e mantenedor do Universo. De Suas mãos recebemos todas as provisões para a nossa sobrevivência material. Em Seu amor, e no processo de nos ajudar a desenvolver as virtudes de Seu caráter, tais como fidelidade e altruísmo, Ele nos fez administradores de Suas riquezas. E, numa sociedade singular, requer que Lhe devolvamos 10% dos bens que põe em nossas mãos, deixando a nosso encargo a administração sábia, judiciosa e fiel dos restantes 90%. Como a Bíblia ensina, essa parceria nos rende eternos dividendos.

 
21 Ofertar um Ato de Adoração
 

Ouvindo a Voz de Deus - Estudo Bíblico em Libras / November 06, 2016

No estudo anterior, aprendemos que o dízimo pertence a Deus. Ele o requer, e devolvê-lo nada mais é que dever de todos nós. Mas, precisamos ir além do dever, em nosso aprendizado de altruísmo e na busca da semelhança com Aquele que Se deu oluntariamente para nossa salvação. O cristão deve ser generoso e agradecido, diante das bênçãos que recebe das mãos de Deus. Ofertar é um dos modos mais expressivos desses sentimentos. E a Bíblia nos ensina a ofertar, também como ato de adoração.